Discussão de História 2019
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 12, 2019 7:39 pm
Tópico 01. As revoltas emancipacionistas foram movimentos sociais ocorridos no Brasil Colonial, caracterizados pelo forte anseio de conquistar a independência do Brasil com relação a Portugal. Estes movimentos possuíam certa organização política e militar, além de contar com forte sentimento contrário à dominação colonial.

Tópico 02. Napoleão Bonaparte foi um dos mais conhecidos estadistas da história dos últimos séculos. Foi o primeiro imperador da França, e suas conquistas modificaram a formação da Europa e o curso da história.
Nascido na França em 1769, ele revolucionou estratégias e a organização militar, criou o Código Napoleônico e utilizou a educação como uma estratégia de fortalecimento. Napoleão Bonaparte morreu em 1821, após redefinir o futuro do Ocidente.

Tópico 03. O Congresso de Viena foi uma conferência diplomática, ocorrida na cidade de Viena (capital da Áustria) entre setembro de 1814 e junho de 1815. Contou com a participação de representantes das grandes potências europeias, que haviam vencido a França de Napoleão em 1814.
Objetivos do Congresso de Viena.
- Redação e estabelecimento das condições de paz na Europa, após da derrota de Napoleão.
- Redefinição do mapa político europeu, que havia sido modificado nas conquistas de Napoleão Bonaparte.
- Restauração ou permanência das monarquias absolutistas em grande parte das nações europeias.
- Combate aos ideais políticos liberais e aos movimentos democráticos que ganhavam força na Europa sob a inspiração da Revolução Francesa.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII

Ter Mar 12, 2019 8:46 pm


No brasil no final do seculo XVIII ocorreram dois movimentos baseados em ideias iluministas e inspirados na independência das colonias inglesas da America do Norte-a conjuração mineira e a conjuração baiana dito isto responda as seguintes perguntas Conjuração Mineira onde,quando,quem participou,principais reivindicações,conjuração baiana: onde: na Bahia.

Quando: 1798. quem participou: brancos e negros pobres e alguns homens ricos e letrados. principais reivindicações: fim da dominação portuguesa na região, proclamação da república democrática, aumento da remuneração dos soldados, abertura dos portos brasileiros a navios de todas as nações e melhorias das condições de vida da população

Conjuração mineira: onde: em Minas gerais. Quando: 1789 .
Quem participou: membros da elite colonial
Principais reivindicações: a cobrança dos impostos.

att :Adonnay da Silva Alves :
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII

Qua Mar 13, 2019 1:07 pm
Século XVI – Pacto Colonial: o Brasil somente poderia comercializar com Portugal, trazendo-nos grandes prejuízos.
Século XVII – Movimentos Nativistas: primeiras manifestações de insatisfação dos brasileiros (mas sem pretender a independência)
Século XVIII – Grandes MA economia açucareira estava em decadência no Nordeste (principalmente devido à concorrência das Antilhas Holandesas).
as mudanças na economia aurífera estava em decadência no Sudeste (principalmente devido ao esgotamento das jazidas superiores de ouro).nômicas (Revolução Industrial), políticas (Independência dos Estados Unidos) e sociais (Revolução Francesa).

As consequências para o Brasil:
A Independência do Brasil acabou sendo feita sem alterar o status quo.
Status quo: situação econômica, política e social de um determinado local numa dada época.

att:Adonnay da Silva Alves
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século xviii

Sáb Mar 16, 2019 9:01 am
Minas gerais
Nesta época o ouro já mostrava escassez mas a metrópole exigia pagamentos mais excessivos de ouro, eles queriam a transferência da capital para são João del rey
,A criação da universidade de vila rica e a anistia das dividas.
Segundo os planos a revolução iria estourar no dia da derrama mas Joaquim Silvério dos reis denunciou ao governador das minas gerais e prendeu todos em março de 1789,em 1792 a sentença condenou 11 inconfidentes a morte mas mudou ,10 foram ao degredo e o Tiradentes foi condenado a morte na força e foi esquartejado.
Rio de janeiro
Nas últimas décadas existiu uma entidade formada por(poetas,escritores, advogados,médicos)chamada sociedade literaria que ganhou adesão de muitas pessoas que despertou preocupação que em 1794 o vice rei ordenou que fechassem e instalou um inquérito até que por falta de provas em 1795 eles foram liberados
Bahia
Em agosto de 1798 a cidade de Salvador por um panfleto que estimulava a revolução e a libertação dos escravos contra a metrópole ,os conspiradores foram presos e mesmo que eles não poderiam ler textos em inglês e francês Luiz Gonzaga dás Virgens,Lucas Dantas, Manuel Faustino dos Santos e João de Deus do Nascimento foram condenados a morte
Pernambuco
Em 1796 O areópago de Itambé foi fundado a primeira loja maçônica do Brasil e em 1800 eles começaram a conspirar contra a metrópole mas em 1801 eles foram pegos e pela elevada posição social fizeram isso em sigilo e foram libertos por falta de provas
Quem criou o areópago foram Manuel Arruda Câmara e os irmãos calvacanti
Ass: Lázaro Gabriel de Jesus dos Santos
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Qui Mar 21, 2019 4:16 pm
O Brasil era preso a Portugal, através do pacto colonial, mas, a população estava bastante descontente com os prejuízos que a metrópole lhe oferecia, foi ai que gerou as discussões emancipacionistas,  a primeira chamada de inconfidência mineira, em 1789, influenciada pela independência dos Estados  Unidos, e a Revolução Francesa. Na época, o ciclo do ouro estava em crise e afetava as áreas  de exploração. Outro fator que gerou muito descontentamento dos colonos foi os altos impostos e a cobrança violenta de Portugal, foi ai que surgiu os inconfidentes (Claudio Emanuel, Tiradentes, Antonio Gonzaga e Padre Rolim), dando inicio a inconfidência mineira, que era de caráter emancipacionista, queria implantar uma republica com capital em São João Del-Rei, com livre-comercio e com manufatura. O plano era que, em 1789 tomar o poder da região ao decretar a derrama, porém o plano foi entregue a coroa em troca do pagamento de dividas, os demais membros foram exilados, exceto Tiradentes, que foi esquartejado.  O próximo ato em busca da liberdade é a conjura carioca, Rio de Janeiro, entre 1794 a 1795. Na época, a cidade era formada pela sociedade literária, cujos membros eram os intelectuais: médicos, poetas, escritores, advogados, etc. a classe era apoiada ainda por professores, padres, sapateiros, mercenário, entre outros. A sociedade se baseava em ideias iluministas vindas da Europa. As autoridades começaram a ver com certa preocupação a liberdade de pensamento da sociedade pois tinham teorias que essa sociedade conspirava contra a coroa, mais tarde, os membros da sociedade literária foram presos mas, por falta de provas foram soltos. Depois , veio a conjuração Baiana, ocorrida em Salvador em 1798, na época, os donos de terras tinham muito dinheiro, e a classe baixa recebia muito pouco e pagava altos impostos.  em 1798, a cidade  amanheceu cheio de panfletos, conhecido como pasquins, que atacavam violentamente a coroa  com seus textos e faziam uma apelação ao povo baiano para ingressarem a revolução, mas as autoridades responderam de maneira mais violenta e sem piedade, prendendo deu líder e acabando com a revolução. Agora vamos falar sobre  a conspiração dos Suassunas, Pernambuco, 1801. A partir de 1800,  os membros do Areópago passaram a conspirar contra a coroa, mas, as autoridades descobriram o plano em 1801 e prenderam seus lideres. Essa revolta serviu ainda para a revolução pernambucana, em 1817.


Luan Albert Reis Barreto
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Dom Mar 24, 2019 8:04 pm
Maria Luiza
A colonização do Brasil se iniciou no século XVI, aonde os portugueses impôs o pacto colonial. Já no século XVII se iniciou as primeiras manifestação contra a metrópole por conta disso deu origem ao movimento nativistas. Em minas gerais em 1789 o movimento emancipacionista conhecido como enconfledência mineira, nesta época o Tiradentes ele foi esquartejado pois ter enfrentado a república.No século XVIII, teve a capital do Brasil colonial como uma entidade formada por intelectuais como poetas escritores advogados e médicos foi chamada como sociedade literária, eles bateram a novidade política que chegavam na Europa e na América do norte eles debateram o iluminismo, independência dos Estados unidos e a revolução francesa.
Na Bahia em 1798ao contrário os acontecimentos de Minas gerais e Rio de janeiro na conjuração baianatambém conhecida como revolta dos alfaiates teve a revolta das camadas populares, já no mês de agosto em 1798 em Salvador teve as paredes cobertas por panfletos que falava animai-vos, povo bahiense que está por chegar o tempo feliz da nossa liberdade o tempo em que seremos todos irmãos tempo em que seremos todos iguais.
No século de 1796 os irmãos Luiz Francisco de Paulo Carvalcante e José Francisco de Paulo Cavalcante e Albuquerque e Francisco de Paulo Cavalcante eles foram proprietários do engenho Suassuna foram pessoas influentes em Pernambuco fundaram em Itambé o areópago de Itambé foi uma das primeiras lojas maçônicas do Brasil, a partir de 1800foram a princípio de liberdade e igualdade aos membros do areópago que passaram a conspirar contra o domínio português.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII

Seg Mar 25, 2019 2:27 pm
No século XVI, ao iniciar a colonização do Brasil. Portugal impôs o pacto colonial que o Brasil só poderia comercializar com Portugal trazendo grande prejuízo na parte financeira do pais. No século XVII começou os movimentos nativista, com isso começou grandes manifestações contra metrópoles que tinha o objetivo da liberação do comercio e o fim do monopólio.  No século XVIII, os movimentos de confestação ganharam novo impulso,favorecido pelas transformações que o mundo sofria por conta das ideias inluministas, teve grande mudanças no meio politico, social, economico. Rafael Mendes Pereira
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII

Seg Mar 25, 2019 2:40 pm
Rafael Mendes

Napoleão nasceu na Córsega, filho de pais com ascendência da nobreza italiana e foi treinado como oficial de artilharia na França continental. Em 2011, um exame de DNA de costeletas de Napoleão que eram guardadas em relicário confirmou a origem caucasiana de Napoleão desmentindo uma possível ascendência árabe do imperador.[2]
Bonaparte ganhou destaque no âmbito da Primeira República Francesa e liderou com sucesso campanhas contra a Primeira Coligação e a Segunda Coligação. Em 1799, liderou um golpe de Estado e instalou-se como primeiro cônsul.[3] Cinco anos depois, o senado francês o proclamou imperador. Na primeira década do século XIX, o império francês sob comando de Napoleão se envolveu em uma série de conflitos com todas as grandes potências europeias, as Guerras Napoleônicas. Após uma sequência de vitórias, a França garantiu uma posição dominante na Europa continental, e Napoleão manteve a esfera de influência da França, através da formação de amplas alianças e a nomeação de amigos e familiares para governar os outros países europeus como dependentes da França. As campanhas de Napoleão são até hoje estudadas nas academias militares de quase todo o mundo.

avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII

Seg Mar 25, 2019 2:53 pm
Rafael Mendes Pereira

O Congresso de Viena foi uma conferência entre embaixadores das grandes potências europeias que aconteceu na capital austríaca, entre setembro de 1814 e junho de 1815, cuja intenção era a de redesenhar o mapa político do continente europeu após a derrota da França napoleônica na primavera anterior. Este congresso pretendia também restaurar os tronos das famílias reais derrotadas pelas tropas de Napoleão (como a restauração dos Bourbons).[1]
Os termos de paz foram estabelecidos com a assinatura do Tratado de Paris (30 de maio de 1814),[2] em que se estabeleciam as indenizações a pagar pela França aos países vencedores. Mesmo diante do regresso do imperador Napoleão I do exílio, tendo reassumido o poder da França em Março de 1815, as discussões prosseguiram. O Ato Final do Congresso foi assinado nove dias antes da derrota final de Napoleão na batalha de Waterloo em 18 de junho de 1815.[3]
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Seg Mar 25, 2019 2:55 pm
Evelly Souza de Oliveira

Tópico 1
O Brasil foi marcado por grandes revoltas até o fim do século XVIII pela insatisfação da população devido o pacto colonial, onde só a metropole obtinha vantagens, foram criados os primeiros movimentos com o objetivo de garantir a igualdade e liberdade no comércio através de manifestações. A partir daí esses movimentos foram se fortalecendo, com transformações ideológicas, políticas e tecnológicas que aos poucos foram derrubando o regime europeu e buscando o liberalismo para o Brasil. Surgiram então os primeiros movimentos emancipacionistas onde se destacaram: as "treze colônias" que derrotou a Inglaterra e por isso obteve maior sucesso; logo em seguida veio a inconfidência mineira representada por Joaquim José da Silva Xavier ( Tiradentes) com o objetivo de proclamar a república, mas seus planos foram descobertos pelo governo através dos integrantes que denunciou o movimento e todos que participaram foram penalizados, exceto Tiradentes que foi condenado a morte em praça pública. Houve também o movimento do Rio de janeiro com a existência de uma entidade chamado "sociedade literária"que debatia assuntos políticos ideias filosóficas, mas o governo exigiu o fechamento do mesmo com medo de sofrer uma conspiração porém todos os associados foram presos e investigados. Outro movimento que também ficou em discussão foi "Conjuração baiana" ocorrida na Bahia em Salvador da existência de planfeto que estimulava por meio a revolução e a libertação, mas sua autoria foi descoberta e muitos foram presos principalmente o soldado Luiz Gonzaga das Virgens. Já em Pernambuco fundaram a primeira loja maçônica independente de Portugal chamado "Areópago de Itambé" com a ideia de liberdade igualdade pela emancipação de Pernambuco através da implantação de uma república e com o apoio de Napoleão Bonaparte. mas os planos foram descobertos e os integrantes desse movimento conhecido por "cospiração Suassunas" foram presos e depois liberados por falta de provas.

Tópico 2
Napoleão Bonaparte nascido de família nobre recebia críticas por ter aparência pobre. Em 1789 ele reprimiu uma revolta, em 1791 combateu os ingleses e foi promovido,ele realizou a campanha da Itália, atacou o Egito e embarcou para França sendo recebido como Salvador da pátria, em que após o golpe do 18 brumário foi criado o consulado sendo o primeiro cônsul Napoleão que mais tarde criou o banco da França, perseguiu os jacobinos, proibiu greves etc, até que em 1804 tornou-se o imperador com o título de Napoleão I. Durante a revolução francesa criou a primeira coligação contra a França com a iniciativa da Áustria e Prússia sendo depois desfeita. A segunda teve a iniciativa da Inglaterra Prússia e Áustria. a terceira coligação com austríacos e russos contra os franceses, sendo assim a Inglaterra e França tiveram uma batalha e França foi derrotada. A quarta coligação foi contra a França sendo a Prússia derrotada na batalha de Jena. A situação portuguesa era sútil fazendo com que Napoleão assinasse o tratado de frontainebleau com o governo espanhol. D. João se transferiu para o Brasil, Napoleão cada vez mais enviava tropas para o território espanhol, sua conquista efetivou massacres e o irmão de Napoleão se tornou o rei da Espanha como José I

Tópico 3
As potências européias se reuniram em Áustria e Viena logo após a derrota napoleônica com a intenção de restringir as fronteiras do Estados europeus. Sendo assim,
há aprovações de propostas como princípio de legitimidade, para fazer com que a governação do país seja comandada por Napoleão ou disnastia derrubada pela Revolução Francesa. Houve o equilíbrio europeu com o objetivo das nações europeias têm o equilíbrio em torno dos interesses comuns. E há também a Santa Aliança em que a Prússia e Áustria apoiava o exército internacional que intervia em locais que houvesse movimento em perigo os governos "legítimos". Por fim a América espanhola e portuguesa deram início a movimentos de independência e tempos depois a Santa Aliança deixou de existir.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Seg Mar 25, 2019 3:47 pm
Tópico 1:
-No século XVI, teve o inicio da colonização do Brasil, Portugal aplicou o pacto colônia, tendo que a Colônia deveria produzir ou extrair metais preciosos, para ser enviada a metrópole.
- Durante o século XVII, começou a primeira manifestação de descontentamento com a metrópole.
- A partir da segunda metade do século XVIII, os movimentos de  contestação ganharam novo impulso, favorecidos pelas transformação que o mundo sofria por conta das idéias iluministas.
Discussões emancipacionistas-
-Minas Gerais (1789)- foi o movimento conhecido como inconfidência Mineira, tendo como seus integrantes Joaquim José da Silva Xavier- Tiradentes- Que acabou morrendo e foi considerado um herói Brasileiro .
- Rio de Janeiro (1794)- conhecido como Conjuração Carioca, existiu uma discussão das novidades políticas que ocorriam no mundo.
- Bahia (1798)- conhecido como Revolta dos Alfaiates envolveu as camadas particulares e sofreu nítida influência Jacobina.
-Pernambuco (1801)- foi um projeto de revolta supostamente proposta em Olinda, essa revolta expressou a insatisfação dos colonos.

Tópico 2-
-Política interna- no ano de 1789, o tenente Napoleão foi destacado para reprimir uma revolta, por todos os países, durante a convenção, girondinos e jacobinos disputavam o poder.
- Consulado ao Império- Com o golpe dos 18 Brumário instalou- se o Consulado, um governo composto por três cônsules.
- Política externa- Napoleão se ocupou de fazer da França a maior potência européia. Suas maiores inimigos  eram Inglaterra, Prússia e Rússia.
- Transferência da família real portuguesa para o Brasil- em 1807, Napoleão assinou o Tratado de Fontainebleu com o governo espanhol, buscando garantir a passagem das tropas francesas pelo território espanhol.
- Derrota, exílio e governo dos cem dias- em 1812, A Rússia rompeu o Bloqueio Continental. Reatando as relações comerciais com a Inglaterra. Isso só aconteceu porque a  França não conseguia absorver a produção agrícola.

Tópico 3-
- Principais decisões- em 1814,com a derrota napoleônica em Leipzing, tendo como o mapa político europeu alterado por todas essas batalhas e conquistas, coube ás grandes monarquias reorganizar os governos Europeu. Rússia, Prússia, Inglaterra e a França se reuniram para decidir as fronteiras.
-Prícinpios de legitimidade- foi desrespeitado em várias nações que perderam territórios para os grandes países.
-Equilíbrio europeu- manter o equilíbrio entre as nações européias em torno de interesses comuns.
- Santa Aliança- foi uma coalizão política resultante da derrota de Napoleão. Foi um acordo político.

Ignis Costa


Última edição por Admin em Seg Mar 25, 2019 4:55 pm, editado 1 vez(es)
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Seg Mar 25, 2019 4:33 pm
Tópico 1

A partir dos movimentos emancipacionistas de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, cada um tinha um objetivo próprio, sendo comandado por 1 líder.
O de Minas Gerais foi o movimento mais conhecido,sendo o primeiro a pregar a independência política, um de seus integrantes foi Joaquim José da Silva Xavier (Tiradentes).
Do Rio de Janeiro tinha o objetivo de debater as novidades políticas que chegavam na América do Norte e Europa, sendo assuntos científicos, "comandado" por sapateiros, professores, padres, etc.
Da Bahia queriam a igualdade e a liberdade dos escravo, com o propósito de exterminar a opressão metropolitana.
E por fim chega Pernambuco. Os membros do Aerópago começaram a conspirar contra o domínio português, querendo a emancipação de Pernambuco por meio da implantação da república.

Tópico 2.
A partir do golpe dos 18 brumário foi instalado o consulado, um governo que era feito por 3 cônsules. O 1° cônsul- Napoleão nomeou funcionários, perseguiu os jacobinos, restou relações com a Igreja Católica, como também criou o Banco da França, estimulando o desenvolvimento econômico, querendo fortalecer o comércio e a indústria. Até mesmo na educação ele mexeu, alterando as disciplinas de história e filosofia, que foram ditas como 'perigosas' para a educação dos alunos.

Tópico 3.
Com a derrota napoleônica, grandes potências européias se reuniram em Viena para debaterem os rumo da Europa pós- revolucionária. Durante meses foram debatidos e aprovadas 3 das seguintes propostas: • Princípio de legitimidade: Os países deveriam de voltar a ser governadas por dinastias derrubadas pela revolução francesa, como também as fronteiras deveriam voltar a ser como eram antes. • Equilíbrio europeu: pretendiam manter o controle entre as nações européias, e as áreas que haviam sido divididas por Napoleão foram divididos entre os vencedores, sob suas respectivas tutelas. •Santa aliança: A Prússia
e a Áustria se comprometeram a intervir onde tinha movimentos que fossem capazes de colocar em risco as monarquias absolutista.

Ivana Ferreira
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty O Brasil no final do século XVIII

Seg Mar 25, 2019 6:04 pm
Gilmar

Durante o século XVI, ao inicio da colonização Portugal impôs regras a sua colônia como o pacto colonial, no qual a sua colônia só poderia comercializar ou seja exportar e importar somente com Portugal, com isso no século XVII surgiram as primeiras manifestações contra a metrópole ou seja começaram a procurar seus direitos como a liberdade, e nos meados do século XVIII os movimentos ganharam força devido aos movimentos revolucionários na França e a revolução industrial.
Outros meios que fortalecia eram os viajantes que iam completar seus estudos na Europa traziam novas idéias e acabava por fortalecer mais. O primeiro movimento vitorioso foi a luta das treze colônias inglesas na qual era a maior potência da época, este movimento influenciou que vários outros surgissem pelo resto da América, no Brasil por exemplo esses movimentos buscavam em pratica a luta a independência agravando o sistema colonial.
Movimento de Minas Gerais- ´seus representantes representavam interesses a camada média urbana e interesses a elite nessa época o ouro á dava sinais porém a metrópole exigia o pagamento absurdo de impostos, um dos maiores representante desse movimento foi Tiradentes que foi executado na força tendo seu corpo esquartejado 'este também foi o menor movimento.
Rio de Janeiro- Aconteceram na cidade do Rio de Janeiro e ficou conhecido como conjura carioca. Após o movimento mineiro o Rio de Janeiro passou a ver o livre funcionamento da sociedade literária.
Movimento da Bahia- Ao contrário de Minas Gerais e o do Rio de Janeiro a conjuração baiana também conhecida como revolta dos Alfaiates envolveu a camada popular e sofreu influencia da fase jacobina da revolução francesa e em 1798 foi construído um cartaz que estimulava a revolução e a libertação dos escravos .
Movimento de Pernambuco- Em 1796 Manoel Arruda Câmara ex-clérico tinha integrado a sociedade literária.Em 1800 imbuídos dos princípios de liberdadade e igualdades ´´ Os ideais de Conspiração`` foi como ficou conhecido o evento na revolução pernambucana em 1817.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Seg Mar 25, 2019 6:05 pm
Gilmar

Durante o século XVI, ao inicio da colonização Portugal impôs regras a sua colônia como o pacto colonial, no qual a sua colônia só poderia comercializar ou seja exportar e importar somente com Portugal, com isso no século XVII surgiram as primeiras manifestações contra a metrópole ou seja começaram a procurar seus direitos como a liberdade, e nos meados do século XVIII os movimentos ganharam força devido aos movimentos revolucionários na França e a revolução industrial.
Outros meios que fortalecia eram os viajantes que iam completar seus estudos na Europa traziam novas idéias e acabava por fortalecer mais. O primeiro movimento vitorioso foi a luta das treze colônias inglesas na qual era a maior potência da época, este movimento influenciou que vários outros surgissem pelo resto da América, no Brasil por exemplo esses movimentos buscavam em pratica a luta a independência agravando o sistema colonial.
Movimento de Minas Gerais- ´seus representantes representavam interesses a camada média urbana e interesses a elite nessa época o ouro á dava sinais porém a metrópole exigia o pagamento absurdo de impostos, um dos maiores representante desse movimento foi Tiradentes que foi executado na força tendo seu corpo esquartejado 'este também foi o menor movimento.
Rio de Janeiro- Aconteceram na cidade do Rio de Janeiro e ficou conhecido como conjura carioca. Após o movimento mineiro o Rio de Janeiro passou a ver o livre funcionamento da sociedade literária.
Movimento da Bahia- Ao contrário de Minas Gerais e o do Rio de Janeiro a conjuração baiana também conhecida como revolta dos Alfaiates envolveu a camada popular e sofreu influencia da fase jacobina da revolução francesa e em 1798 foi construído um cartaz que estimulava a revolução e a libertação dos escravos .
Movimento de Pernambuco- Em 1796 Manoel Arruda Câmara ex-clérico tinha integrado a sociedade literária.Em 1800 imbuídos dos princípios de liberdadade e igualdades ´´ Os ideais de Conspiração`` foi como ficou conhecido o evento na revolução pernambucana em 1817.
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty TOPICOS

Seg Mar 25, 2019 6:36 pm
Tópico 1-  Tudo começou no século XVI que foi quando Portugal impôs o pacto colonial sobre o Brasil, ou seja todos deveriam importar para Portugal e só comprar produtos vindo do mesmo assim garantindo acumulação da capital. Com isso durante o século XVII, estava iniciando o período de insatisfação, visando liberdade de comércio, iniciando aos primeiros movimentos que com passar do tempo ganhavam ideias iluministas, sem contar com o sucesso da luta das treze colonias contra Inglaterra.
Surgindo movimentos visando a liberdade comercial, os movimentos emancipacionistas.
MINAS GERAIS - Foi conhecido como  Inconfidência Mineira sendo o integrante mais conhecido Joaquim José da Silva Alves Xavier sendo apelidado Tiradentes , seus participantes eram pessoas de classe media. Nessa época o ouro estava em fase de esgotamento porém a metrópole ainda continuava a exigir, sem contar com o clima de insatisfação, juntamente com ideias iluministas de liberdade , Más esse movimento não ocorreu através de um membro Joaquim Silveiro dos Reis que denunciou o plano ao governador em troca de pagamento de suas dividas sendo assim Tiradentes foi  morto e esquartejado.
RIO DE JANEIRO- Ficou conhecido como conjura carioca, foi formado por uma sociedade intelectual ( poetas , advogados) chamada sociedade literal, sendo constituído para debater  as novas ideias iluministas que vinha da Europa, com todo acontecimento anteriormente em Minas Gerais  e ao ver o livre funcionamento nas discussões de ideias iluministas as autoridades ficaram alertadas, com isso conde de Resende decretou o fechamento e efeituo prisões de membros como conspiradores , Porém futuramente todos foram soltos pois não tinhas provas conclusivas de uma conspiração.
BAHIA- Conhecida como conjuração baiana diferentemente do Rio de Janeiro envolveu classes baixas tendo ideias nítidas da fase jacobinistas da revolução francesa durante o mês de agosto de 1798, a cidade salvador estava coberta por panfleto com ideias de liberdade para o povo baiano , estimulando a libertação dos escravos , tendo como autoria Luiz Gonzaga das Virgens. Os conspiradores foram pressos e 4 condenados a morte.
PERNAMBUCO - Ficou conhecida como Conspiração dos Suassunas formado por Manuel Arruda Câmara havia integrado a sociedade literária , e pelos irmãos Luis Cavalcanti e José Cavalcanti fundaram o areópago de Itambé , também baseada nas ideias iluministas os membros do Areópago passaram a conspirar contra o dóminio Português , visando a emancipação de Pernambuco.







Tópico 2 -  Napoleão Bonaparte nasceu na ilha de Córsega , se tornou um simpatizante Jacobino após de Robespierre e foi o responsável pelo golpe do 18 Brumário., sendo considerado o salvador da pátria. Que com o golpe a França foi divida em três cônsules, como primeiro Cônsul Napoleão criou o Banco da França e promoveu novos conteúdos na Disciplina de História e Filosofia, ele em 1802 se tornou Cônsul vitalicio e em 1804 se tornou Imperador, tendo como sua obra mais conhecida o Código Civil, garantindo interesses burgueses e igualdade social. Napoleão também visou tornar a França uma potência, tendo como rivais Inglaterra, Prússia, Rússia .Os outros países formaram coligações , porém algumas teve muita efetividade, assim criando o bloqueio continental o qual nenhum país poderia comerciar com a Inglaterra, Más Portugal insistiu com o comercio inglês, assim Napoleão decretando Guerra.
Com toda essa pressão de ambos os lados, a corte portuguesa se transferiu para o Brasil como ponto neutro no meio dessa confusão.
E logo após a Russia também rompeu o bloqueio continental retornando com o comércio com a Inglaterra , e para acabar com essa relação Napoleão deu inicio ao fim na campanha contra a Rússia, assim enfrentando uma guerra em Moscou , porém com inúmeras desvantagens napoleão retornou na esperança de encontrar comida no caminho , e em '1813 foi derrotado pela sétima coligação sendo exilado na ilha de Elba , mesmo assim ele tentou retornou a Paris e retomou o governo esse periodo foi o governo de cem dias
Más foi derrotado novamente e dessa vez definitivamente exilado na ilha de Santa Helena.




Tópico 3 -- Com a derrota de Napoleão as potências se reuniram em Viena, para delimitar as fronteiras dos Estados europeus afetados por napoleão , sendo aprovado propostas dentre elas:
Santa Aliança - cada governo deveria ser governado pelas dinastias derrubadas por napoleão
Equilíbrio europeu-  manter os interesses em comuns e restabelecer o antigo regime
Santa Aliança- Formado por Prússia e Áustria que ficavam contra os movimentos que colocavam a monarquia absolutista em perigo
Acontecendo os desdobramentos que foram as partes em qual esse congresso não ocorreu devidamente, dentre elas contestamentos militar para acabar com a restauração ao antigo regime. ATT: HUGO CHARLYS OLIVEIRA SILVA
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 12:21 pm
Revoltas emancipacionistas

revoltas emancipacionistas foram movimentos
sociais ocorridos no Brasil Colonial, caracterizados pelo forte anseio de conquistar a independência do Brasil com relação a Portugal. Estes movimentos possuíam certa organização política e militar, além de contar com forte sentimento contrário à dominação colonial.
Att: Tarcísio
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 12:27 pm
Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte (1769-1821) era filho da aristocracia italiana da ilha de Córsega (onde nascera), região que, à época, estava sob o domínio da França. Como boa parte dos jovens aristocratas de sua época, Napoleão dedicou-se desde muito cedo à carreira militar na Escola Militar de Paris, especializando-se como oficial de artilharia. Ele conseguiu formar-se no ano de 1785. Quando eclodiu a revolução, em 1789, Napoleão passou a apoiar os revolucionários jacobinos.

Att: Tarcísio
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 12:34 pm
Congresso de viena

As propostas do Congresso de Viena tinham por objetivo restabelecer a ordem política do Antigo Regime. Como o Império Napoleônico havia praticamente mudado o mapa da Europa com suas invasões e anexações de territórios, os países afetados procuraram reaver as terras que lhes pertenciam antes do processo revolucionário francês. Além disso, uma das preocupações fundamentais do referido congresso era desenvolver mecanismos para o refreamento de possíveis revoluções semelhantes à Revolução Francesa que pudessem irromper na Europa.

Att: Tarcísio
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 1:30 pm
A era napoleônica deu inicio em 1799, quando Napoleão chegou ao poder no consulado, mas ele já recebia muito destaque nas batalhas que ocorreram na revolução francesa. Ele chegou ao poder em meio a  crise do diretório, e com apoio da burguesia e do exercito, Napoleão fecha a assembléia e se coloca no poder, tal acontecimento se chama golpe do 18 Brumário, dando fim na revolução francesa. Começa então o primeiro período de Napoleão, chamado consulado (1799-1804), uma das principais ações de Napoleão foi a criação do banco nacional da França, que instaurou o padrão monetário franco e possibilitou financiamentos a industria e a agricultura. Também  foi criado o código napoleônico, que trouxe muitos benefícios em termos de igualdade, direitos, individualidade etc. Mas, por outro lado, não garantia direitos ao trabalhador e proibia greves e manifestações, além de restabelecer a escravização das colonias. em 1804, napoleão assume o poder totalmente através do retorno da monarquia, gerando o período chamado de Império napoleônico(1804-1815), uns dos maiores marcos em seu governo foi o expansionismo, que eram batalhas contra países vizinhos buscando aumentar suas fronteiras, conquistando vários pontos estratégicos na Europa. Após perder varias batalhas para a Inglaterra, Napoleão decide criar o bloqueio continental (1806), que proibia os  países europeus de comercializarem com a Inglaterra, e quem o desrespeitasse, sofreria intervenção militar. Em uma guerra com a Russia, Napoleão tem perdas irreparáveis, Napoleão perde seu trono por estar enfraquecido e é exilado na ilha de Elba, mediterrâneo, mas, ele consegue fugir da ilha e, ainda voltar ao poder no chamado governo dos 100 dias e, na batalha de Waterloo, Napoleão é derrotado definitivamente e é exilado numa ilha Atlântica, chamada de santa helena, ficou lá até sua morte em 1821.

Luan Albert Reis Barreto
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 1:42 pm
Após a derrota de Napoleão, os países responsáveis pelo fim de seu governo se reúnem para definir o rumo da Europa, esse encontro é chamado de Congresso de Viena. O antigo imperador Frances havia quebrado drasticamente o antigo regime que vinha acontecendo desde 1648. O congresso era formado por Áustria, Prússia, Inglaterra, Russia e França, governado não mais por Napoleão, mas por Luís XIII. As ideias postas no congresso eram de dar um fim nas conquistas liberais napoleônicas e restabelecer o antigo regime. Embora a Inglaterra fosse liberal, ela era obrigada a participar de tal acontecimento para defender seus interesses.

Luan Albert Reis Barreto
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 6:16 pm
Tópico 1
As revoltas emancipacionistas foram
de bases iluministas, que tinha como maior objetivo conquista a independência do Brasil.



Minas gerais (1789)


Foi um movimento ocorrido na cidade de Vila Rica. Teve como principal causa os altos impostos cobrados sobre o ouro explorado nas região e também a criação da derrama. Teve como líderes intelectuais, poetas, militares, padres e o mais famoso Tiradentes. Tinha como objetivo, após a independência, implantar o sistema republicano no Brasil, criar uma nova Constituição e incentivar o desenvolvimento industrial. O movimento foi denunciado ao governo. Os líderes foram condenados a prisão. Tiradentes foi condenado a morte. Sendo assim esse movimento não passou de teoria.





Rio de janeiro (1794)


Este movimento era composto por intelectuais da colônia e da metrópole que, utilizando as ciências humanísticas e seus autores costumavam criticar a realidade colonial confrontada aos ideais de liberdade. E em 1794 o vice rei conde de Resende ordenou o seu fechamento.




Bahia (1798)


Foi uma rebelião popular, ocorrida na Bahia em 1798. Teve a participação de ex-escravos, médicos, sapateiros, alfaiates, padres, entre outros segmentos sociais. Teve como causa principal exploração de Portugal, principalmente a cobrança elevada de tributos. Defendiam a liberdade em relação a Portugal, e queria a implantação de um sistema republicano e liberdade comercial.




Pernambuco (1801)


Foi um movimento ocorrido em Pernambuco em 1817. Teve como causas principais a exploração metropolitana e a cobrança de impostos sobre os colonos brasileiros. Teve a participação da classe média, padres, militares e membros da elite. Motivados pelos ideais iluministas , os revoltosos pretendiam libertar o Brasil do domínio português e instalar o sistema republicano no país. Assim como os outros movimentos, foi combatido pelas forças militares do governo. Os líderes foram presos e alguns participantes condenados à morte.





Tópico 2

Napoleão Bonaparte
foi um general e imperador da França. Um dos maiores Marcos na História. Durante quase dez anos foi o imperador da França, adotando o título de Napoleão I, e no mesmo período, deteve o controle de boa parte do território europeu e tendo como objetivo torna a França uma das maiores potências daquela época e no final ele foi exilado onde passou todo resto de sua vida.



Tópico 3


O Congresso de Viena ocorreu entre 1814 e 1815 e reorganizou as Europa após as guerras e foi considerado o tratado mais abrangente do continente até então. O encontro de líderes marcou o estabelecimento de uma nova ordem política, territorial e jurídica para a Europa.
Os trabalhos findaram pouco antes da Batalha de Waterloo, a última campanha de Napoleão, marcando sua derrota.

David Fonseca Menezes
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 103
Data de inscrição : 02/02/2019
Idade : 40
Localização : Pres. Tanc. Neves
https://historiacomedy.forumeiros.com

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ter Mar 26, 2019 6:40 pm
Tópico 1


O Brasil no final do século XVIII
Discussões emancipacionistas: Minas gerais foi o movimento mais fraco pois não saiu da discussão teórica, no Rio de janeiro foi um movimento ocorrido em 1794-1795 conhecido como conjuração carioca, na Bahia envolveu as camadas populares e sofreu nítida influência da fase jacobina da revolução francesa e por último em Pernambuco que ocorreu em 1801 e teve os ideais da conspiração dos Suassunas, como ficou conhecido o evento reapareceram posteriormente na revolução pernambucana.



Tópico 2


Napoleão Bonaparte assistiu a guerra dos 10 anos da revolução francesa de 1789 a 1799 tendo a vantagem pois saberia o interesse do povo, deu golpe de 18 brumário se tornando o imperador da França, Napoleão determinou o bloqueio continental que tinha como objetivo proibiu o comércio de todos os países europeus com a Inglaterra, e esse bloqueio continental teve seu fracasso pois a Inglaterra substituiu o mercado europeu pelo Brasil ao proteger a vinda da família real portuguesa. E mesmo depois dessa derrota Napoleão voltou ao poder francês em 1815, sendo conhecido como o governo dos cem dias.



Tópico 3


Após alguns meses da derrota napoleônica foram aprovadas algumas propostas elas são: o princípio da legitimidade, equilíbrio europeu e a Santa aliança. Por conta da ameaça da Santa aliança de intervir no continente os Estados unidos se levantou em defesa dos novos países lançando a doutrina Monroe: " A América para os americanos! ". E com o tempo a Santa aliança deixou de existir.

Ana Liz
Conteúdo patrocinado

O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano Empty Re: O Brasil no final do século XVIII _ 8º ano

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos